Informática

Date:01 mar, 2021

Informática

OBJETIVO: Viabilizar a utilização pedagógica do computador e diversos softwares educacionais, articulados às demais tecnologias presentes no dia-a-dia das crianças.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Possibilitar o acesso das crianças às novas tecnologias da informação como forma de inclusão social. Propiciar que elas entendam as diversas funções do computador, desenvolvendo habilidades motoras e cognitivas.
  • Com atividades que propiciarão o aprendizado da digitação e utilização de jogos pedagógicos que estimulam o conhecimento das letras e o lugar onde se encontram no teclado. Através do curso básico e de forma lúdica, as crianças e adolescentes irão desenvolver suas habilidades no universo digital.

PÚBLICO ALVO: Crianças

FAIXA ETÁRIA: De 06 a 12 anos

PERIODICIDADE: De 02 a 03 vezes por semana

AÇÃO/METODOLOGIA: Identificar as partes do computador (mouse, CPU, teclado, monitor, caixa de som); ligar e desligar;

Identificar e manusear corretamente mouse e seus botões (direita, esquerda, um click, dois clicks);

Identificar e manusear corretamente algumas funções do teclado: teclas alfanuméricas, espaço, backspace, delete, enter, shift, capslock, setas direcionais; F5;

Abrir programas;

Identificar os botões de fechar, minimizar, maximizar.

Identificar a barra de endereço eletrônico; diferenciar sites e e-mail;

Salvar alterações de arquivos; selecionar palavras e parágrafos;

Identificar barra de ferramentas dos programas pedagógicos.

Identificar barra de título, ferramentas, menu, rolagem, status, tarefa; identificar régua, botão iniciar, ícone; identificar CD-ROM, entrada USB e de áudio; formatar texto (fonte e cor) e figura (caso esteja salvo no computador); pesquisas na Internet utilizando como base os temas propostos. Apresentação do sistema operacional Windows XP, através dos programas: Editor de Texto, Digitação, MS-Word, Internet-Explorer, pesquisa de campo sobre temas trabalhados em sala, e jogos educativos.

RESULTADOS QUALITATIVOS: Ampliação do universo digital e desenvolvimento das habilidades cognitivas.

RESULTADOS QUANTITATIVOS: 85% de participação nas atividades.

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